top of page

Mauri Menegotto lança a exposição “As cores do basalto” que vai circular por diferentes pontos de Bento Gonçalves

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura

Mauri Mengotto dispensa apresentações. Mais conhecido pelo nome artístico de Gotto, o escultor estreou no mundo da arte, por dizer assim, oficialmente, em 2013, quando realizou sua primeira exposição, na Fundação Casa das Artes. De lá para cá, sua vida se transformou e como costuma dizer a arte o libertou em todos os sentidos. Antes, trabalhava na indústria têxtil, no entanto, paralelamente, de forma tímida, fazia suas esculturas. São mais de 15 anos de uma trajetória de criações, onde já vendeu mais de 800 obras.


Desde quarta-feira (07), está em exibição na Casa das Artes, sua mais nova exposição, “As cores do basalto”. Nela, tem-se um panorama da produção de Gotto, exímio revelador das formas. São cabeças, sementes, corujas, peixes, que traduzem uma relação sensível, forte e poética, expressando uma profunda ligação com a inspiração e a criatividade, esse reino próprio dos artistas.


“Eu sou satisfeito em cada peça que eu faço. Mas as cores do basalto me proporciona mais a criatividade, me conduzem à obra. Por exemplo, “Lágrimas da Amazônia” reflete a cor do índio amazônico, a faixa nos olhos, a tristeza no olhar por causa das queimadas; a pedra me conduziu a isso. O encontro do escultor com a pedra não tem explicação; precisa estar conectado”, enfatiza Gotto.


Integra a exposição, o catálogo “Gotto, 15 anos – Ciclos criativos de um escultor bento-gonçalvense”, com distribuição gratuita, e temas que são Torsos, Cabeças Primitivas, Cabeças com Faixas nos Olhos, Adornos, Peixes, Sementes e Movimentos Internos. O livro também traz outros olhares como do fotógrafo Carlos Ben, apresentação de Ana Inês Facchin, prefácios de Ayrton Luiz Giovannini e de Vicente Paulo Mendes Tarragó.


A mostra “As cores do basalto” foi contemplada pelo Edital CirculArte que premiou propostas de produtos e bens culturais cujo objetivo é promover a circulação, acessibilizando e ampliando os públicos a fruição cultural. Em breve, será divulgada o roteiro da exposição.


Mostra traz um panorama das obras realizadas em mais de 15 anos
Mostra traz um panorama das obras realizadas em mais de 15 anos

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page