Projeto “O Espaço entre Antes e o Depois” terá exposição e fotolivro em Bento Gonçalves
- temporacomunicacao

- há 3 horas
- 2 min de leitura

A artista visual Ezequiele Panizzi realiza, no dia 7 de julho, às 19h, a primeira atividade pública do projeto “O Espaço entre Antes e o Depois”, com o lançamento do fotolivro homônimo e a abertura da exposição que integra a proposta artística, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Imigrante.
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 01/2025 – Segmentos Culturais em Ação, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, por meio do Fundo Municipal de Cultura, recebendo investimento de R$ 40 mil na categoria Expressões Livres de Fomento à Criação Artística nos Segmentos Culturais – Artes Visuais e Híbridas.
A proposta reúne fotografia, poesia e experimentação sonora em uma experiência artística imersiva que convida o público a refletir sobre a passagem do tempo, a impermanência e a contemplação do presente. O trabalho nasceu a partir de fotografias autorais e poemas produzidos pela artista ao longo dos últimos dez anos, tendo o céu como elemento central de observação, memória e transformação.
Além do lançamento do fotolivro, a exposição apresenta 12 fotografias autorais e uma obra sonora produzida em áudio 8D, construída a partir da leitura dos poemas por diferentes vozes. Durante a visitação, o público poderá acessar a experiência sonora por meio de QR Code, utilizando fones de ouvido para ampliar a imersão proposta pela artista.
O projeto também prevê a circulação da exposição por diferentes espaços culturais, entre eles o Museu do Imigrante, a Praça CEU, a Fundação Casa das Artes e o Espaço Coletivo das Artes (ECOA), em Garibaldi, ampliando o acesso da comunidade às artes visuais contemporâneas.
Como parte das ações oferecidas à comunidade, serão realizadas oficinas gratuitas de fotografia, entendidas como uma extensão da pesquisa artística desenvolvida pela autora. A proposta convida os participantes a exercitarem a contemplação, a escuta do céu e a percepção do tempo como elementos para a criação de imagens.
A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano Municipal de Cultura ao promover a democratização do acesso às artes visuais, incentivar processos de criação artística e ampliar a circulação de bens e serviços culturais.













Comentários