top of page

Sabia que o quadro que deu início à festa religiosa mais antiga da Imigração Italiana está no Santuário Santo Antônio?

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 9 de jun. de 2025
  • 3 min de leitura

Trazido de Pádua, Itália, em 1878, o quadro de Santo Antônio foi recentemente restaurado e está exposto à veneração no local em que se celebra, nos próximos dias, a 147ª Festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves


Que Santo Antônio é invocado por muita gente, todos os dias, e em várias partes do mundo, já sabemos. São pedidos de intercessão para encontrar coisas perdidas, para ter pão na mesa, para recuperar a saúde ou, ainda, encontrar alguém para construir uma família.

Mas que foi um quadro, que está no Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves, que deu início à festa religiosa mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, nem todo mundo sabe. Pois então, em janeiro de 1878, o padre Giovanni Menegotto, do clero da Diocese de Pádua, trouxe da Itália uma estampa de Santo Antônio e foi ao redor dela que a comunidade da antiga colônia Dona Isabel começou a festejar.

São 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul celebrados neste 2025 e, apenas três anos depois, a comunidade já tinha um Padroeiro: Santo Antônio.  A primeira festa em honra a Santo Antônio em Bento Gonçalves foi celebrada pelo padre Giovanni Menegotto, em 13 de junho de 1878.

A escolha do Santo como padroeiro do município está muito ligada à chegada dos imigrantes italianos que trouxeram a devoção da Itália. Venerado no mundo inteiro pela espiritualidade da busca, da viagem, de morrer pelo amigo, do pão dos pobres, da paz e do bem. O quadro foi restaurado em 2023 e está exposto à veneração no mesmo local que vai celebrar a 147ª Festa na próxima sexta-feira, 13 de junho.

 

Catequizandos de toda a Paróquia materializaram lema da 147ª com maquetes

A 147ª Festa de Santo Antônio, que tem seu ponto alto no dia 13 de junho de 2025, traz o lema “Pelo olhar de Santo Antônio contemplamos a criação”. O mote está em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2025, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a partir do tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.


A cada ano, a comissão de festeiros e festeiros jovens, trabalha em parceria com a coordenação da Animação Bíblico-Catequética da Paróquia Santo Antônio para preparar as ações que envolvam os catequizandos nos festejos. A 147ª edição teve seu lema concretizado a partir de maquetes produzidas pelas turmas da Iniciação à Vida Cristã.

A construção das miniaturas envolveu a Catequese do Centro e das comunidades da Paróquia. Divididos a partir das etapas, algumas turmas prepararam maquetes que ilustraram milagres por intercessão de Santo Antônio, enquanto outros catequizandos retrataram o lema dos festejos.

Antes, porém, de confeccionarem as maquetes tendo como matéria-prima materiais reciclados ou elementos que podem ser reutilizados, os catequizandos aprenderam, em seus encontros, sobre a vida, missão e virtudes do Padroeiro de Bento. Em todas as comunidades, ao longo da programação das visitas da imagem de Santo Antônio e dos festeiros, as obras foram apresentadas ao povo de Deus que participou das celebrações.


Para o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, a celebração do Padroeiro de Bento Gonçalves é um marco histórico e um sinal para as novas gerações. “Tudo começou com um quadro. Poderia ser outro padroeiro, mas como um sinal de Deus, Santo Antônio foi trazido da Itália e acompanha nosso povo desde 1878. E quanta gente se doou ao longo de 147 anos para que essa devoção se mantivesse forte e os fiéis pudessem encontrar aqui um alento, um consolo, um incentivo para suas vidas. Que essa festa perdure por muitos e muitos anos, seguindo o exemplo de Santo Antônio, cuidando da criação, cultivando boas relações e trabalhando pelo bem comum”.

 


Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page