Secretaria de Agricultura divulga balanço de ações de 2025 em Bento
- temporacomunicacao
- há 1 dia
- 3 min de leitura
A partir de 05 de janeiro de 2026 o Talão do Produtor passa a ser exclusivamente digital

Nesta quarta-feira (10), no Vale dos Vinhedos, ocorreu a reunião da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura com o Conselho Municipal de Agricultura. Na ocasião, foram apresentados os dados de 2025 referentes às ações e atividades realizadas por meio da pasta pública que promovem políticas públicas de crescimento, modernização e qualificação para o setor. Ao longo do ano, foram promovidas diversas ações e atividades que otimizam e potencializam a economia local, assim como projetam a continuidade de estratégias para fortalecer a rede.
No Serviço de Inspeção Municipal (SIM) houve crescimento com mais 18 empresas cadastradas, mais de 330 produtos registrados de origem animal e vegetal e foram feitas 90 inspeções para garantir a segurança alimentar dos produtos. Duas empresas conquistaram equivalência ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) e outras duas, equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA).
Além disso, o Setor de Inspeção recebeu duas comitivas municipais de diferentes estados do Brasil e participou no I Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção Municipal, evento que inovou, fortaleceu e trouxe visibilidade para este órgão público fundamental para estruturar as boas práticas da cadeia produtiva alimentar. Demonstrando reconhecimento federal de sua qualidade técnica, auxiliou oito consórcios públicos municipais a obterem a adesão ao SISBI-POA.
Bento Gonçalves conta atualmente com 45 agroindústrias familiares formalizadas, sendo o município do Rio Grande do Sul com maior número de empresas da área, sendo que neste ano seis empresas familiares integraram a rede: Vinhos Petroli (Faria Lemos), Sabor Supremo (Tuiuty), Belfiori (São Pedro), Luma (Linha Eulália), Familiar do Vale (Vale dos Vinhedos) e Oselame (São Valentim).
A SMDA atua com precisão técnica e apoio jurídico, impulsionando o cenário juntamente com a parceria do SEBRAE, IFRS, EMATER-RS/ASCAR, SICREDI Serrana, EMBRAPA – Uva e Vinho, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato da Serra Gaúcha, para dinamizar fatores de aprimoramento como maior valor agregado, ampliação de competitividade, revigoramento da economia rural e crescimento do consumo local.
Assim, são proporcionadas capacitações técnicas e gerenciais, apoio na construção da identidade visual e rótulos, análise de legislação e Boas Práticas de Fabricação (BPF), suporte para estrutura física e documentação, articulação entre inspeção municipal, EMATER, SEBRAE, IFRS e demais parceiros.
Com olhar voltado para o futuro, foi lançado no segundo semestre o Agro em Movimento, planejamento estratégico robusto para três anos que conta com consultorias individuais, workshops de inovação, ações de mercado, capacitações técnicas e financeiras. O programa está sendo executado com a SICREDI/Serra e SEBREA-RS.
Devido aos desastres climáticos de maio de 2024 que atingiu o interior, foi preciso reconstruir vias de ligação como pontes, assim sendo, uma em Santo Antônio da Paulina, uma no Vale Aurora I, uma no Vale Aurora II e uma na Linha Zemith. Da mesma forma está em andamento o Asfalto no Vale Aurora, reconstruído o asfalto no acesso à ponte de Cotiporã e na comunidade Imaculada Conceição, recapeamento na Rodovia ERS-444 e São Valentim, nova tubulação e pavimentação na Via Trento. Além da pavimentação na Linha Buratti, que está em andamento.
Os distritos seguem em suas funções para manter as características culturais e turísticas de projeção nacional. Dia a dia sempre foram feitas as devidas manutenções como conservação das estradas vicinais, roçadas e limpeza, instalação e troca de bueiros, além da modernização da iluminação, sendo que em Faria Lemos está com 80% com led e em São Pedro são 47 pontos.
A infraestrutura hídrica compreende inauguração de rede de aproximadamente 7 km beneficiando 45 famílias na Linha Eulália; de aproximadamente 2 km beneficiando 10 famílias no Buratti, Capitel São Jorge e Rosário, aproximadamente 1,5 km beneficiando 10 famílias, no Passo Velho; e poço na Linha Zmith em fase de conclusão.
O Projeto Espaldeiras seguiu firme e forte na Agricultura tendo 20 investimentos na produção de uvas viníferas. Desde 2022, já são 78 projetos, sendo em torno de 72,95 hectares cultivados, com subsídios de mudas e horas-máquina. Finalizando, em 2025, 77 talões foram inscritos, totalizando 5.872 em atividade no município. Vale ressaltar que a partir de 05 de janeiro de 2026, o Talão do Produtor vai ser somente digital.
“A Secretaria de Agricultura juntamente com a sua equipe técnica e as subprefeituras e seus quadros de funcionários tiveram excelência em seus ofícios onde garantiram a eficácia das políticas públicas sendo um vetor para o desenvolvimento social e econômico. Reafirma seu protagonismo dentro do sistema alimentar, princípios e valores que norteiam a força e resiliência do campo em consonância com as mudanças que aprimoram a sua produção”, enfatiza o Secretário Luis Carlos De Mari.














Comentários