Seminário de Boas Práticas encerra formações de 2025 relacionadas ao Programam Alfabetiza Tchê
- temporacomunicacao
- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira (09), ocorreu no Auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul – Campus Bento Gonçalves, o Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Tchê. O momento reuniu 120 cursistas as quais receberam a última formação de 2025 pelas ministrantes municipais Juliana Torezan Glanert, Juliane Maria Bassani Dias e Taiane Dorigon.
O Programa Alfabetiza Tchê foi lançado em 2022 no formato de regime de colaboração entre os entes federativo, estadual e municipal em prol da alfabetização dos alunos da Educação Infantil e do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental na idade certa, potencializando as dinâmicas e as didáticas do processo pedagógico onde constituiu uma rede de apoio, de trocas de experiências e de formações. Assim, fortalece as bases do cenário das novas gerações acompanhando as mudanças, adaptações e inovações.
Conforme comenta Giovana Steffenon, assessora pedagógica da 16ª CRE e professora de Educação Infantil na EMEF Vânia Mincarone, os resultados estão sendo bem positivos.
“A meta dos índices de alfabetização estão aumentando sim. As crianças estão tendo uma alfabetização mais lúdica, divertida e natural. É o resultado esperado e que indica que estamos construindo um caminho de equidade e de acolhimento. Os materiais didáticos estão mais modernos, mais próximos da realidade dos alunos, com jogos, gamificação, com questões do dia a dia deles”, destaca Giovana.
Na ocasião estavam presentes Thais Regina Prates, articuladora regional do Programa Criança Nacional Criança Alfabetizada e assessora Pedagógica da SMED, Michele Lunardi Ferronatto, coordenadora regional do Programa Alfabetiza Tchê e chefe do setor Pedagógico da 16ª CRE, Fabiane Masiero, articuladora Regional e assessora Pedagógica da 16ª CRE, Livia Mezacasa -articuladora municipal e subcoordenadora do Alfabetiza Tchê, Rafael Zanovello Perin, subcoordenador do Alfabetiza Tchê e assessor pedagógico da SMED, e Silmara Argenton- coordenadora municipal do Alfabetiza Tchê e assessora pedagógica.















Comentários