top of page

Mais de R$ 7 milhões são destinados para reformas e equipamentos de hospitais do interior do RS

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 25 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) oficializou, nesta sexta-feira, a celebração de dois convênios que totalizam R$ 7,7 milhões em investimentos destinados a aprimorar a assistência hospitalar no interior do Rio Grande do Sul. Os aportes financeiros beneficiarão diretamente o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, e o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, em Veranópolis.


Em Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo será contemplado com R$ 6,1 milhões para a aquisição de um novo aparelho de ressonância magnética. O equipamento irá reforçar a estrutura do Centro de Diagnóstico da instituição, que atualmente realiza mais de mil exames mensais. A nova tecnologia permitirá expandir a capacidade de atendimento e oferecer exames especializados em áreas como neurologia, cardiologia, oncologia, ortopedia, pediatria e mama.


Referência para mais de dois milhões de pessoas em mais de 250 municípios do Norte gaúcho, o hospital dispõe de 576 leitos, dos quais 67% são destinados ao atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é reconhecida por sua atuação em especialidades como cirurgia cardiovascular, transplantes, neurocirurgia, hemodiálise, oncologia e traumato-ortopedia.


Em Veranópolis, o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi contará com um repasse de R$ 1,6 milhão que será destinado à implantação de um sistema de climatização em áreas essenciais como centro cirúrgico, centro de parto normal, sala de espera e central de esterilização. A medida integra o projeto de ampliação do bloco cirúrgico da instituição, impulsionado pelo crescimento da demanda por atendimentos e procedimentos nos últimos anos.


Atualmente, o hospital dispõe de 63 leitos de internação, três leitos de emergência e nove leitos de observação. A unidade presta assistência a uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, abrangendo os municípios de Veranópolis, Vila Flores, Cotiporã, Fagundes Varela e Nova Bassano.

Durante o ato de assinatura, realizado por videoconferência com representantes das unidades hospitalares e autoridades locais, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou a importância da cooperação entre o governo e a rede de saúde. “Somente pelo programa Avançar, já destinamos cerca de R$ 1 bilhão para hospitais de pequeno, médio e alto porte, além da Atenção Primária. Com o programa Assistir, hoje investimos R$ 1,2 bilhão por ano em incentivos hospitalares”, afirmou. “Esses recursos representam mais serviços disponíveis e mais acesso à saúde para a população”, concluiu.


Fonte: Correio do Povo
Fonte: Correio do Povo


Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Siga aqui

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram

Equipe

Pauta sem fundo.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page